quinta-feira, agosto 19, 2010

Como Melhorar um Cabo de Partida Auxiliar (Chupeta) Vagabundo

Hoje comprei um cabo de partida auxiliar ( vulgo chupeta) pela bagatela de R$29,00. Como era de se esperar, o fio é bem fino. Isso pode fazer com que  não seja possível dar partida, caso a bateria esteja muito descarregada (vou explicar porque daqui a pouco). Também achei ele bem comprido: 2,5m, sendo que raramente é necessário isso tudo.


Então, resolvi melhorar o cabo. Se não desse certo, iria compra um cabo mais grosso e ainda assim sairia mais barato que comprar um pronto de boa qualidade.


Veja a diferença da grossura de um bom fio para a aplicação com o que veio na chupeta. Embora o fio pareça grosso por fora, é apenas a capa plástica.


Mas qual o problema do fio ser fino? O lance é que as correntes envolvidas na partida do carro são muito grandes, da ordem de 50A. Com isso, mesmo a pequena resistência do fio pode ocasionar uma queda de tensão de alguns Volts!

Considerando que a bateria tem apenas 12,5V (aproximadamente), uma queda de 3V poderia inviabilizar a partida, pois a tensão já cai para 10 ou 11V enquanto o motor de arranque estiver funcionando.

Fiz algumas medições e descobri que o fio original tem 0,05Ohms o par. Isso dá uma queda de tensão aproximada de 2,5V em 50A

Para não ser necessário trocar o fio, resolvi dividi-lo em duas partes e liga-las em paralelo, ficando com 1,25m de comprimento. A resistência caiu para 0,025Ohms, ou um quarto do valor original.

Metade foi porque o comprimento do fio foi divido por dois, e a resistência é linear com ela. A outra metade foi porque agora são dois fios em paralelo em vez de um.

Relembre os tempos de terceiro ano do ensino médio e faça as contas você mesmo:

1/RT = 1/R1+1/R2

R1 = R2 = Resistencia original do Fio divido por 2 ( o fio agora tem metade do tamanho original)

RT = Resistência total em paralelo

Depois, fiz questão de soldar bem o fio na garra, para evitar qualquer perda por resistência extra. Lembre-se de que mesmo a mínima resistência pode causar uma boa queda de tensão.




Eis o resultado final. Espero não ter que usar o cabo tão cedo...

Copyright Jonathan 2010

Copyright Jonathan 2010