sexta-feira, abril 01, 2005

About our trip

It was wonderfull! Friday was a holiday and Tuesday I washed the car. We wake up at 4:30 am to go at 5:00 am.
We ran 590km stoping 4 times for rest a bit. I was amazed how Opala is nice to travel. It's very confortable, powerfull and have much space. I have 4 tires brand new and today I bought a new battery too. We arrived about 2:00 pm It was a long travel but the landscape is wonderfull. Everybody but me sleeped most of the time.
When we got at city we had to wait about an hour for someone to guide us to the place where we were going to stay.
It was an house near the beach and have dinner barbecue.
Saturday at mornig we went to the beach and at afternoon the conference started. Pr Roberto talked about worship and we talked about the thechinical part. I talked about guitar, my friend talked about bass and so on. At night we played again and was wonderfull.
Sunday we played at morning and at afternoon we get a walk at the beach. Tonight we played again.
I went bed at 11:50pm and wake up 4:30 am when we get back.
Returning I have a small problem with the car. A rubber pipe that connects the radiator to the water pump had a little crack. Thanks God I could see it when I stoped a bit to rest the legs. I took my toolbox, cut a smal part of the ruber and placed it again and put more water becouse most was turned into vapor. With half an hour I got it to work right.
We got at Belo Horizonte 2:00pm and I had to go work yet . I got home very very tired.

PS. This is an email I sent to my friend George describing my last trip. I'm too lazy to translate.

quarta-feira, março 30, 2005

Bolido na estrada

Esse feriado sai de BH e fui para em Aracruz ES rodando ao todo uns 1500km.
Foi minha primeira viagem com o Opala e minha primeira viagem grande com um Opala.
Voltei com 4 no carro, tanque cheio e porta-malas lotado (carreguei mala das pessoas dos outros carros violao, baixo guitarra e acessorios da bateria). Fiquei espantando o quanto o 4cil com um simples DFV32 anda bem!
O motor ainda esta amaciando mas mesmo assim ainda consegui fazer 8.8km/l (gasolina) num estrada que tem muitas subidas e muitas curvas.
Teve uma cena notavel. Um sujeito num Corola zerado veio quente querendo me cortar estando num subida forte e a uns 100km/h. Dei seta, joguei pra pista da direita e pisei com tudo. O cara nao aguentou andar junto e acabou recuando, nao sei se por medo ou por falta de potencia...

Tambem vi mais de 5 milzinho com pneu de bicicleta todo arrebentado. Os caras colocam 5 no carro mais bagagem e querem correr. Ai passa num buraco e ja viu...

terça-feira, fevereiro 22, 2005


Olha só que pinguim maneiro que meu primo Juliano fez a alguns anos atrás. O nome dele é Phill.

Um problema real de todo homem e três soluções

Você e todo o homem está separado de Deus por causa do pecado, mas existem três soluções possíveis:


Solução 1 - Mudar Deus

A) Dizer que não há Deus ou que Deus morreu.
B) Decidir que Deus é um Deus de amor e Ele não vai realmente punir o pecado
C) Decidir que embora o pecado seja mau e ofenda a um Deus santo, ele pode ser apaziguado se fizermos uma porção de boas obras e acima de tudo se formos sinceros.

Solução 2 - Mudar o Pecado

A) Dizer que o pecado é apenas uma fraqueza ou uma deficiência que pode ser vencida com um pouco mais de educação.
B) Dizer que na realidade o pecado não existe e o mal é apenas um ilusão da qual devemos no desfazer.
C) Dizer que o pecado é uma coisa natural, que todo mundo peca e não devemos ficar inibidos.

Solução 3 - Mudar o homem

A) Ir a um psiquiatra ou ler um livro sobre como esquecer o pecado
B) Tentar acertar as coisas com Deus através dos nossos próprios esforços
C) Aceitar o Dom gratuito que Deus oferece para nossa purificação através da fé em Jesus Cristo. O sacrifício de Jesus, além de apagar nossos pecados, remove também a nossa culpa e nos santifica, trazendo-nos de volta a Deus.

É fato que você está separado de Deus por causa do pecado, e a única maneira de restituir esta união é através de Jesus Cristo, como mostra a solução 3C.
Nosso Deus é um Deus de amor e também um Deus de palavra e se verdadeiramente buscar, ele apagará o seu pecado e te dará certeza em teu espírito que Ele está em você.
Você está disposto a aceitar este Deus maravilhoso?

"Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que
Deus o ressuscitou dentre os mortos entre os mortos, serás salvo.

Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito
da salvação."

Romanos 10:9,10

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Máximas da vida

"Não espere o amanhã para ser feliz, hoje é o amanhã de ontem"
"Fique calmo, persistindo acaba dando certo"
"Coloque sua vida nas mãos de Deus e descanse confiando nEle."
"Isso com certeza tem um lado positivo"

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Posso vigiar seu carro?

-Moço, pode vigiar seu carro?
-Pode, quanto você cobra?
- Ah... 3 reau.
- Certo, então assine essas duas vias, a vermelha fica comigo e a outra com você.
- Mas pra que?
- Caso o carro seja roubado ou danificado você paga o prejuizo.
- Mas ai não vale!
- Então nada feito!
- Tá bom, eu assino então.
- Pronto, agora é só você reconhecer firma por autenticidade, preecher todos os campos e anexar uma cópia do contrato social de sua empresa, certidão negativa de débito e registro no CNPJ. Se tudo correr bem, dentro de 30 dias você estará apto a vigiar o carro. Até logo.
-Deixa pra lá...

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

DC-DC para Amplificador AB

No ultimo post concluimos que a melhor escolha para obtermos boa potência com qualidade seria a utilização de um conversor DC-DC, que converteria a tensão de 12V da bateria para +40V -40V, isto é, tensão simétrica de 40V. Assim poderiamos utilizar um amplificador AB de alta qualidade no carro.

Podemos construir esse conversor de varias maneiras, mas em geral utilizamos um transformador (pederia ser apenas um indutor).
Usando um transformador de 12+12V de secundário de 120/220V, ou 120+120V (quando em 220V os dois ficam em série),de primario podemos utiliza-lo invertido, colocando 10Vpp (2V de queda no Vce ) em cada enrolamento de 12V. Como o transformador tem uma relacao de aproximadamente 10/1 teremos 40Vpp em cada enrolamento de 110V.
Os transformadores nao aumentam ou abaixam tensoes continuas (DC) pois como ele trabalha com indução eletromagnetica é preciso haver variacao de campo magnetico. Basta criarmos um oscilador de 60Hz e um amplificador B ou AB, que nao precisa ser de alta qualidade, para alimentar o transformador.

Na saida do transformador retificamos e filtramos os 40V como usual e temos uma fonte de 40+40V para nosso AB!
O "caminho" da eneriga fica assim:

DC12V -> AC4V -> AC 40V -> DC40V
Ou seja DC-AC-AC-DC ou simplesmente DC-DC

Amplificador de Áudio para Carro

Os sons comuns de carro, isto é, sem módulos, trabalham com os 12V da bateria. Na melhor das hipóteses isso da 6V de pico a pico (6Vpp). Cada transistor de saida tem mais ou menos 2v de queda pelo VCE, e sobra somente 4Vpp. Para achar o valor eficaz temos que dividir por raiz de 2. 4/1.41 = 2.83Vrms. Calculando a potência RMS temos:
Prms = V^2/R = 2.83^2/8 = 1Wrms para alto falante de 8Ohms
Prms = V^2/R = 2.83^2/4 = 4Wrms para alto falante de 4Ohms

Se for uma configuração em bridge, com muita boa vontade, teriamos:
4Wrms em 8Ohms
16Wrms em 4Ohms
E com 4 canais (2 na frente e 2 atrás) Temos 4x16 = 64Wrms ao todo

Se voce nao entedeu nada aprenda pelo menos isso:
Nehum som de carro comum, de 4 canais, tem mais de 64W ao todo! Essa de 100W pmpo é pura enganacao!

Como conseguir mais pontencia?
Temos 4 possibilidades:
1) Usar alto-falantes com impedancias baixas ou associacoes em paralelo.
2) Usar um casador de impendancias (transformador nesse caso)
3) Aumentar a tensao de alimentacao do amplificador com um conversor DC-DC.
4) Usar um amplifcador com tecnologia alternativa, como classe D

Se a intensão for qualidade pode-se descartar as possibilidades 1,2 e 4 porque:
1) Alto falantes com as menores impedancias sao de 2Ohms, o que nao da um ganho muito grande potencia e ainda sao difícieis de achar (ainda mais para carro). Associacoes seria uma boa, mas muitos alto falantes dentro do carro pode nao ser o desjado, e, baixas impedancias sao mais dificeis de serem lidadas pelo amplificadores AB, e em geral vai ser mais dificil de contruir e vai distorcer mais.

2) Usando um casador na saida do amplificador poder funcinar bem, e funciona como em alguns módulos Low-End. O problema é o seguinte: Por mais perfeito que o transformador seja ele nao sera 100% eficiente, ou seja cerca de 15% vira calor. O problema de nao linearidade em funcao da frenquencia tambem acarretaria um som de péssimo equilíbrio tonal, principalmente em altas frequencias, que ficariam muito atenuadas. Poderia se utilizar um transformador especial ultra-linear, como nos amplificadores a vávula, mas o custo seria proibitivo para tal aplicacao.

4) Poderiamos utilizar um Amplificador classe D de tal forma que a impedância de saida permitisse altas potencias. Isso só seria possivel porque devido ao filtro LC na saida fazer com que houvesse mais de 12V. O problema é que Amplificadores Classe D são muito mais complicados, indutores especiais e o som ainda não muito bom em altas frequencias (acima de 10kHz). A distorção tambem é bem alta, como pude comprovar experimentalmente.

A opção 3, parece ser a melhor porque além ser a mais prática de ser implementada permite que sejam utilizados os já projetados e testados amplificares AB de alta qualidade que exigem acima de 25V simétricos.

O projeto do DC-DC fica pro próximo post ;-)

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Tá tudo pago!

Tá tudo pago, pode ficar tranquilo! Essa foi a frase que ouvi hoje a tarde no Detran quando consultava sobre eventuais taxas a serem pagas para o transfeir o Opala pra mim.
Voces não sabem o alívio que é ouvir essa frase. Voltando ao trabalho, de 2104, comecei a refletir sobre como é bom ter uma dívida paga.

" ... e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;"
COLOSSENSES 2:14

Que ótimo! Nossas dívidas para com o Eterno estão pagas! Ele mesmo providenciou o pagamento enviando seu filho Jesus. Basta "pegar o recibo" aceitando que Ele fez isso por nós.

"Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;"
ROMANOS 10:9


Pensamentos de ônibus

Certa vez meu primo Juninho me perguntou: "O que vocês da área de exatas ficam pensando dentro do ônibus? Contas?"
Bem, motivado pela indagação estou criando este blog para expressar minhas idéias. Muitas delas desenvolvidas dentro do ônibus.
Se você não é da área de exatas não se assuste, não são (apenas) contas.
A muito tempo atrás, antes de imaginar que pudesse exitir Internet, eu queria escrever um livro sobre tudo que viesse na minha cabeça. Hoje já posso fazer isso num blog!
Aproveitem!

Copyright Jonathan 2010

Copyright Jonathan 2010