quarta-feira, fevereiro 22, 2012

5 Coisas que Aprendi sobre Trekking nos Últimos Anos






Minas não tem mar. Minas tem montanhas, matas e tem céu. Minas não tem mar. Lá, quem quiser navegar tem de aprender que o mar de Minas é em outro lugar. O mar de Minas não é no mar. O mar de Minas é no céu, pro mundo olhar pra cima e navegar sem nunca ter um porto onde chegar.   
 Rubem Alves






5 Coisas que Aprendi sobre Trekking nos Últimos Anos


  1. Água, Lanterna  e Blusa. Mesmo que o lugar seja perto e pretenda voltar no mesmo dia. Se você ficar perdido pelo menos não irá morrer de frio e de sede. Se ficar escuro antes do fim da caminhada, você poderá terminar a trilha com a lanterna, ou ao menos sinalizar para alguém em uma situação de emergência.
  2. Estude o lugar antes de ir. Veja no Google Earth, Google Maps, leia relatos, veja tracklogs de GPS de outras pessoas. Você irá aproveitar muito mais, poderá planejar seu passeio muito melhor e evitará ficar perdido ou perdendo tempo tentando achar caminhos por tentativa e erro.
  3. Dimensione corretamente o peso. Uma mochila de 17 a 20kg é mais que suficiente para 3 dias de uma travessia. Não fique seduzido a levar muitos apetrechos ou comida demais. Você não vai comer tantos miojos quanto imagina, não irá ter tempo de ler aquele livro nem irá trocar tanto de roupa assim... Em geral, 1kg de comida por pessoa por dia dá e sobra, mas isso varia com tipo de pessoa para pessoa e também do tipo de alimento. Estude bem o assunto, é bem interessante.  Se houver pontos onde possa seguramente se abastecer de água, comece a caminhada apenas com o essencial até chegar neste ponto ( veja item 2). Seus joelhos agradecem e você chegará ao final muito menos "destruido".
  4. Use equipamentos corretos, sempre que possível. Lembro-me de quando eu era adolescente e acampava toscamente em Mutum MG. Minha mãe sempre dizia: "Vocês têm usar equipamentos corretos, não é assim de qualquer jeito...". Sábias palavras que hoje compreendo! É claro que nem todos tem dinheiro sobrando para comprar equipamentos top de linha, mas existem opções  com excelente custo-benefício que atendem a 90% dos casos. Ex. Trilhas e Rumos, Nômade, Guepardo, etc.
    Roupas leves, boné ou chapéu, uma bota confortável e uma mochila adequada são um bom começo.
  5. Divirta-se com responsabilidade. Aproveite ao máximo seu passeio, mas lembre-se de respeitar seus próprios limites. Não "invente" de ir onde você tem certeza de que não será possível voltar a não ser de helicóptero. Respeite as pessoas do local e a natureza. Deixar lixo no local e fazer fogueiras nem pensar! 

Um comentário:

Fri disse...

muito bacana! Bem útil!

Copyright Jonathan 2010

Copyright Jonathan 2010